segunda-feira, 22 de março de 2010

Vitaminas - Atividade para o 8º ano

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo.
Algumas podem atuar como co-fatores na ativação de reações enzimáticas, sendo muito importantes para o equilíbrio homeostático. Sua ausência acarreta deficiências irreversíveis: insuficiência cardíaca e distúrbio mental (carência de vitamina B1), distúrbios nervosos (carência de vitamina B2), raquitismo (carência de vitamina D), anemia e esterilidade (carência de vitamina E), ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea (carência de vitamina K) e problemas de visão, xeroftalmia (carência de vitamina A).
Para o bom funcionamento do corpo, prevenindo numerosas doenças, é necessário adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. Assim, a falta de vitaminas, um estado de avitaminose, pode ser prejudicial. Como também a ingestão demasiada, estado de hipervitaminose, não é recomendada. Uma alimentação variada complementa a demanda orgânica diária de vitaminas.

O Bioma Cerrado - Atividade para o 6º ano

O Bioma Cerrado é um tipo de vegetação que compõe a fitogeografia brasileira já ocupou 25% do território brasileiro, fato que lhe dá a condição de segunda maior cobertura vegetal do país, superada somente pela floresta Amazônica. No entanto, com o passar dos anos o Cerrado diminuiu significadamente.
A vegetação do Cerrado se encontra em uma região onde o clima que predomina é o tropical, apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa, entre outubro e abril; e outra seca, entre maio e setembro.
O Cerrado abrange os Estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais e norte de São Paulo.
A vegetação predominante é constituída por espécies do tipo tropófilas (vegetais que se adaptam às duas estações distintas, como ocorre no Centro-Oeste), além disso, são caducifólias com raízes profundas. A vegetação é, em geral, de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas. 
O Cerrado apresenta grande variedade em espécies de animais em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat.

O pulso - Atividade para o 7º ano

Titãs - Composição: Arnaldo Antunes

O pulso ainda pulsa. O pulso ainda pulsa.

Peste bubônica, câncer, pneumonia.
Raiva, rubéola, tuberculose e anemia.
Rancor, cisticircose, caxumba, difteria.
Encefalite, faringite, gripe e leucemia.


E o pulso ainda pulsa. E o pulso ainda pulsa.

Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia.
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia.
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria.
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania.

E o corpo ainda é pouco. E o corpo ainda é pouco

Assim...

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia.
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia.
Brucelose, febre tifóide, arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie, câimba, lepra, afasia.

O pulso ainda pulsa.
E o corpo ainda é pouco.
Ainda pulsa. Ainda é pouco.

Ouça a música aqui.