sexta-feira, 20 de abril de 2012


Anencefalia é uma má formação do cérebro durante a formação embrionária, que acontece entre o 16° e o 26° dia de gestação, caracterizada pela ausência total do encéfalo e da caixa craniana do feto. Em 100% dos casos, o diagnóstico é dado por meio de ultrassonografia, não havendo margem de erro.
A ciência ainda não sabe explicar exatamente as causas da anencefalia. Acredita-se que ela é uma condição multifatorial, influenciada por fatores genéticos, ambientais, sazonais e geográficos. Há formas de prevenir pelo menos metade das ocorrências a partir da ingestão de ácido fólico (um tipo de vitamina B) dois meses antes e nos primeiros meses da gestação.
A gestante de um bebê anencéfalo pode sofrer um acúmulo de líquido amniótico dentro do útero, fazendo com que ele não se contraia corretamente e venha a causar hemorragias durante o pós-parto. Em função da má formação craniana, esses fetos assumem posições anômalas durante o parto, podendo dificultar o processo.
O Brasil é o quarto País com maior incidência de casos. A incidência é de aproximadamente um em cada mil nascimentos no Brasil. "Isso corresponde a cerca de 3 mil casos por ano". Em primeiro lugar está o País de Gales, não sabendo o por que da incidência maior nesse país.
O Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe à mulher a decisão de interromper ou não a gravidez. http://www.tudorondonia.com/noticias/anencefalia-venceu-a-razao--por-candido-ocampo,28122.shtml