O ornitorrinco, um animal peludo com bico de pato e dentes, patas palmípedes e cauda achatada tem características genéticas comuns aos répteis, aves e mamíferos, segundo confirma o seu genoma.
Um grupo internacional de investigadores publica hoje na revista Nature o genoma do Ornithorhynchus anatinus, descrevendo-o como "uma amálgama de características pertencentes a um reptiliano ancestral e derivadas dos mamíferos" e com alguns dos seus 52 cromossomas a corresponderem aos das aves. [In CienciaHoje]
Um grupo internacional de investigadores publica hoje na revista Nature o genoma do Ornithorhynchus anatinus, descrevendo-o como "uma amálgama de características pertencentes a um reptiliano ancestral e derivadas dos mamíferos" e com alguns dos seus 52 cromossomas a corresponderem aos das aves. [In CienciaHoje]
Professora, através da sua matéria postada no blog me despertou uma certa curiosidade e pude me envolver mais com assunto. Pesquisei e o que me chamou mais a atenção é a fisionomia deles após o nascimento: já nascem com bico e com apenas um dente!!! Muito interessante.
ResponderExcluirNathália Carvalho Domingues 3° ano
Colégio Status
Essa pesquisa, só prova o quão raro este animalzinho é, e o quão exuberante pode ser a Biodiversidade do nosso planeta.
ResponderExcluirO que mais me admira é que ele conservou estas características por tanto tempo. E ao contrário do que muitos pensam, ele não é um ''mal-acabado'', e sim uma grande prova da evolução.
Ana Flávia F. E. Ortiz - 3º ano E.M. STATUS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpo , eu achei muito legal também esse negocio de ele nasce com bico já e com um dente só, muito diferente dos outros mamíferos e reptéis, mas muito similiar ás aves, achei muito legal ele ter um pouco do aspecto de cada :)
ResponderExcluirLegal pra caramba prof! ;D
ResponderExcluirPor: Carlos Eduardo fialho baroni! 3º status
Um animal bem interessante e diferente
ResponderExcluirdos demais, desperta a curiosidade
das pessoas, porém sofre
'discriminação' por não ser igual aos
outros animais na natureza!
Anna Lívia Campestrini 3º Status
Ao ler essa matéria, fiquei pensando o tempo que foi necessário para todas as adaptações, quais foram os motivos para ele ter bico de pato, patas e caudas, animal estranho que tem uma grande importância na biologia, por apresentar características comuns aos répteis, mamíferos e aves.
ResponderExcluirMarjuli Morishigue, 3°ano Status
muito legal esse animal "ornitorrinco" achei interessante por ele ter várias características diferentes como se fosse um animal "3 em 1" sokaoskaoksoaksokaoksoaksoakoskaoksoakasokoak parabéns ao nosso planeta por ser tão rico em sua Biodiversidade,(o planeta faz a sua parte,cabe a nós fazer a nossa!!!)
ResponderExcluirMário Sérgio t. Martins 3°ano Status
O Ornitorrinco é um animal muito interessante, inclusive após compararem o genoma dele com os do homem, do cão, do rato, do opossum e da galinha, os investigadores descobriram que ele compartilha com estes 82% dos seus genes. Acho que ele já é um "mamífero avançado"
ResponderExcluirAiyami Ichiy Furrer - 3o Ano - Status
Acredito que o Ornitorrinco demonstra que a evolução é muito mais complexa do que já achavamos, e mostra que pode haver "misturas" no reino animal.
ResponderExcluirOutra coisa legal desse bichinho, é que ele possui veneno, muito semelhante ao veneno da cobra, e só o machos possuem, por causa de um ferrão que eles tem.
Vinicius Gonçalves 3ºano - Status
A forma com que constroem suas tocas também é interessante, os machos constroem uma para servir de abrigo para o casal,enquanto a femea constroe outra que serve como ninho para os ovos. Sem contar que são fundas e longas.
ResponderExcluirHugo Rodrigues Anjos - 3ºano - Status
O ornitorrinco apesar de ser um animal mto diferente, ele é mto legal e bunitinhooo...;D
ResponderExcluirAdorei a postagem prof, beijoo by/Natascha Masiero 3°ano Status
Muito interessante..como uma animal pode ter tantas características de espécies diferente?? Tem 52 cromossomas que correspondem aos das aves, e aiNda o que eu achei mais incrível, ele bota e amamenta a sua cria, o macho possui até veneno de cobra.Ele, sem dúvidas é um animal único! Para mim, ainda tem muito a ser descoberto sobre ele, pois é um animal estranho, porém magnífico!
ResponderExcluirDANIELLA DE BRAGA - 3ºANO DO ENSINO MÉDIO - STATUS
E a cada dia que passa nós descobrimos que as diversas formas de vida encontradas no nosso planeta são muito mais ricas de informação do que nós pensávamos, um exemplo é o ornitorrinco, um animal fascinante, com características extremamente incomuns que vem desde seu nascimento.
ResponderExcluirE como já falaram ai, ele tem outras diversas diferenças com o que conhecemos, como a forma que constroem suas tocas, a sua genética, as carácteriscas como ser um mamífero que bota ovos, etc...
Ou seja, um animal fascinante, que nos mostra a força da evolução, e garanto que se continuarmos estudando ele, descobriremos muitas outras coisas interessantes.
Edilson Júnior, 3º ano, Status.
professora, gostei muito ter conhecido mais coisas sobre esse animal, e tenho certeza qe se continuarmos estudando sobre ele, iremos nos impressionar muito mais. Nunca tinha me interessado, mas agora me interessei procurei e gostei!
ResponderExcluirele é fascinante.
Naiara Feijó de Souza - 3° ano - status
a matéria sobre esse animal é muito interessante...
ResponderExcluiré um animal bem diferente dos demais que mostra o quanto é grande a biodiversidade do nosso planeta.
Karen dos Santos Americo - 3° ano - Status
Professora, li e achei muito interessante falarmos sobre o ornitorrinco. É um animal no qual nunca pensei em saber mais curiosidades, mas que agora procurei mais sobre a vida deste e vi que é um mamífero muito inteligente e de extrema importância ao meio ambiente, é muito diferente e curiosa a maneira na qual ele se adaptou ao meio- ambiente. O ornitorrinco é um animal muito diferente de outros e que deve ser mais estudado, para que sejam descobertas mais curiosidades sobre sua vida e costumes. É em pequenos detalhes dos diversos animais que vemos quanto é grande a biodiversidade do planeta.
ResponderExcluirJéssica Vasconcelos Almeida - 3º ano - Status
Professora, muito interessante abordarmos sobre esse animal raro e um tanto estranho. Adorei saber um pouco mais em relação à mistura fascinante dos traços e o enriquecimento que ele traz ao nosso meio ambiente.
ResponderExcluirMicaella Lucena- 3° ano - Status
Muito interessante as características desse animal, porém um pouco fora do normal, sinceramente eu não sabia que existia um animal assim, com caracteristicas de várias espécies, gostei muito da matéria, e de entender um pouco sobre este animal.
ResponderExcluirAnna Gabriela -3° ano- Status
nossa prof com esse animal meio mamifero meio ave e meio reptil, mostra q em um mundo com tantos animais intintos, veio esse ornitorrinco mostando q com uma divercidade de caracteristicas consegue viver normalmente e q nd é por acaso...
ResponderExcluirbjusssssssssss
Mariana Oliveira - 3° ano Status
Umas características Muito interessante muito raras de se ver.
ResponderExcluirRenan Medeiros de Moraes Fagundes - 3° ano - Status.
"ORNI" para mim um dos animais mais legais do mundo, não so por ter características de outros animais, pois sempre quis ter um.
ResponderExcluirpor: Emanuel Neto 3° ano Status
Achei super interesante, contudo pesquisei mais sobre esse tipo de ornitorrinco, vi que ele nada com olhos, ouvidos e narinas fechados, guiando-se graças a receptores sensoriais em seu bico para detectar os campos elétricos emitidos por suas presas. Além disso, a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes - estes sugam o leite que sai da pele da mãe, como os marsupiais.Achei super diferente.Gostei!!!Bjiim profe...
ResponderExcluirJoana-3ºano.Status
Não só a pesquisa é interessante, mas como a grande evolução que a biologia passa nas últimas décadas.
ResponderExcluirSabemos que as aves e os mamíferos surgiram a partir de um tipo de ancestral comum, os répteis. Esse animal (ornitorrinco) pode ter sido a transição dos répteis para as 2 classes e a partir dele começou a diferenciação das aves e mamíferos. Parte dessa espécie pôde ter originado as aves, e a outra parte originado os mamíferos. Ou ainda, ele pôde ter sido a união de caracteristicas de aves e mamíferos que deu certo. Permanecendo até hoje existente entre nós.
A biologia ainda tem muito a aprender com esse animal. Ele já está dando grandes pistas da evolução e muitas poderão aparecer com os estudos realizados não só nele, mas em outros animais que haja uma maior proximidade em relação a ele.
Humberto Hitoshi Lima Hinoue 3º ANO STATUS
Estéfani
ResponderExcluirApesar de saber algumas coisas significativas sobre o ornitorrinco,tive curiosidade sobre esse bixinho tao fofo.
É muito interessante as misturas,se é assim que posso dizer,das classes que ele herdou durante o período no qual viveu.
Apesar de ter muitas características dos repteis e aves,é classificado como mamífero por conter glândulas mamarias. Mas mesmo contendo essas glandulas a ornitorrinco femea nao possue mamilos, ou seja, o leite escorre acumulando nos pelos da regiao,assim os filhotes lambem esse leite, nutrindo-se.
Assim como as aves,possue uma coacla, no qual desemboca o sistema digestivo,reprodutor e excretor.
Resumindo,pude conhecer mais sobre um bixinho tao diferente de todos, e com tantas diferenças e misterios (:
Estéfani Sartori 3° ano Status
Um animal tão incrível como o ornitorrinco, deve ser adimirado, preservado,não só ele como todos os seres vivos.
ResponderExcluirA formação deste animal que contem inumeras caracteristicas, portador de uma grande variabilidade, é maravilhosa, mostra a capacidade de um ser vivo ter condições de ser tão diferente e ao mesmo tempo ser igual aos outros.
Ele desperta muita curiosidade, interesse, consegui retirar um pouco da minha curiosidade, só não completamente por ser um animal super complexo.
Alissa Sandrelle de Sousa Xavier - 3ºano - CEU STATUS
É interessante descobrir um pouco mais sobre a vida desse animal, e achei muito legal pq ele nada de olhos, fechados e usa sensores debaixo d'agua.
ResponderExcluirJosé Carlos 3º Ano StatusssS.
achei muito interessante , pois esse animal possui varias caracteristicas de especies diferentes .
ResponderExcluirsilvia sayuri yoshida 3ºano - CEU STATUS
legal essa materia pois esse bixinho é muito esquisito e interesante né! e isso gera a curiosidade das pessos, uma diversidade em um unico animal...
ResponderExcluirJaqueline 3° ano
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir' essa mistura de reptil,ave e mamifero fez com que o ornitorrinco despertasse mais atenção.Ele é mto lindinho,e engraçado.Despertou meu interesse pra mais saber sobre o ornitorrinco,muito interessante mesmo ;D
ResponderExcluir' Renata 3ºano CEU/Status
Interessante , tem tbm as equídidas né prof, que tbm é um mamífero ovíparo.
ResponderExcluirLucas dos santos pereira CEU
apagar 01/03/10 ♥ Marilda
ResponderExcluirO ornitorrinco é um animal muito interessante por suas características, pricipalmente pelo fato de conter características de várias outras espécies de animais. O que mais me chama atenção é o fato de os machos, e só os machos conterem o ferrão na ponta da cauda, e de as fêmeas, mesmo sendo um mamífero, não apresentarem glândulas mamárias, mais sim excretar sobre a pele, e se acumular nos pelos para que os filhotes se alimentem. Bom, tenho certeza que, por suas características genéticas, será muito difícil de encontrar um outro animal com as mesmas características, ou que pelo menos se aproximem delas.
Lucas G. V. Pacini 3º ano Status
Interessantíssimo. Adorei a materia. É estranho pensar que apenas um animal possa ter diversas características, tanto de répteis, como de mamíferos e aves. Realmente um animal incrível de ser estudado!
ResponderExcluirBruna Semler de Almeida
3º ano - CEU Status
A diversidade das espécies é algo FACINANTE! quem diria, que a diversidade de três reinos distintos estaria presentes em um único animal e melhorando a sua adaptação natural.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei super interessante a reportagem, o que acabou por me trazer a curiosidade de saber um pouco mais sobre esta "evolução" da natureza ! Gostei de saber que o veneno que o macho possui pode ser comparado com o de uma serpente, fiquei sabendo tambem que o macho quando se sente atacado emite um som parecido com um rosnado baixo, como uma outra forma de defesa. Já a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes, eles se alimentam pelo leite que sai da pele da mãe. A mistura de todas essas características réptil, ave, mamífero chega a fascinar, pois traz muitos indicios sobre a evolução.
ResponderExcluirNathalia S Vianna 3º ano Status
muito interessante e muito feio tb professora!
ResponderExcluirPriscila lima Izidio 3º status
muito interessante, ele é uma evolução herdando caracteristicas de reptil, ave e no caso do macho o veneno, tendo tambem uma boa adaptação natural.
ResponderExcluirProfessora achei o ornitorrinco um ser supremo, em relação aos outros, mais e pequeno e em uma selva seria presa facil, mais as caracteristicas dele ja mostra como os animais podem ficar ao longo do tempo.
ResponderExcluirGustavo 3º status
Professora, desculpe o meu comentário a respeito da matéria, é que o ramo da biologia nunca me interessou.
ResponderExcluirMas obrigado por deixar as aulas mais atrativas (mesmo que sonolentas HAHAHA). Um beijão e muuuuuita saudade.
Carlos Eduardo Fialho Baroni