domingo, 31 de janeiro de 2010

Biodiversidade para o 7° ano

Estima-se que possam existir cerca de 30 milhões de espécies de seres vivos, compartilhando a nossa biosfera. Desse total, aproximadamente dois milhões de espécies já foram classificadas pelos cientistas. Acredita-se que a grande biodiversidade, ainda desconhecida, seja formada de organismos que habitam as áreas profundas dos oceanos, as regiões de cavernas e as florestas tropicais úmidas.
O Brasil detém sozinho, um quinto da biodiversidade mundial, com 15 a 20 % do número total de espécies do planeta. O país conta ainda com a mais diversa flora do mundo e alguns dos ecossistemas mais ricos em números de espécies vegetais, como a Amazônia e a Mata Atlântica.

Natureza Humana para o 8° ano

Admirável chip Novo - Composição Pitty

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido.
Eu sempre achei que era vivo.
Parafuso e fluído em lugar de articulação.

Até achava que aqui batia um coração.
Nada é orgânico, é tudo programado.
E eu achando que tinha me libertado.
Mas lá vem eles novamente.
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

Pense, fale, compre, beba.
Leia, vote, não se esqueça.
Use, seja, ouça, diga.
Tenha, more, gaste e viva.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Astronomia para o 6º ano


Astronomia é considerada uma das ciências mais antigas. Registros pré-históricos já demonstravam que o ser humano observava o céu e relacionava as mudanças do sol, da lua e das estrelas com as mudanças do ambiente e dos seres vivos.
Observando o céu, foi possível perceber que dia após dia as estrelas apareciam e se organizavam da mesma maneira. Foi assim que se iniciou o uso das estrelas para a localização geográfica. Dessas localizações surgiram também os primeiros calendários, prevendo assim a melhor época de plantio e colheita, a criação de animais e, é claro a contagem do tempo.
A música "Lindo Balão Azul" de composição de Guilherme Arantes, retrata muito bem sobre esse assunto.
Click para ouvir.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aranha Feliz



Aranha Feliz
É uma espécie de aranha, que só é encontrada nas florestas tropicais do Havaí e mede apenas alguns milímetros, tem desenvolvido traços dando a aparência de um rosto sorridente. Os cientistas acreditam que a espécie, que tem nome científico Theridion grallator e é inofensiva para os seres humanos tornou-se assim para confundir seus predadores.