segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Descoberta superfamília de insetos que realiza fotossíntese

A superfamília dos afídeos, que incluem os pulgões apresentam características no mínimo desconcertantes. Além dessa suspeição de captar DNA de outros seres, são capazes de realizar partenogênese. Em outras palavras as fêmeas dessa superfamília procriam sem precisar de machos que as fecundem. Assim, as fêmeas podem nascer grávidas e depois parir essas crias que também nascem grávidas, e assim sucessivamente.
Agora, essa insólita superfamília figura também na galeria dos seres autotróficos. Em outras palavras são capazes de realizar a elaboração de nutrientes, de maneira análoga a das plantas, por meio de um processo muito similar ao da fotossíntese.
De acordo com o citado artigo da Nature esses insetos são os únicos entre os animais capazes de sintetizar pigmentos chamados carotenoides. Pigmentos esses, típicos de vegetais, responsáveis pela regulação do sistema imunológico e também pela elaboração de grupos de vitaminas, tais como a vitamina A, por exemplo.
Sem dúvida é uma adaptação singular do fenótipo dessa espécie de afídeo denominada “Pisum Acyrthosiphon”, com comportamento selecionado em condições de baixa temperatura e caracterizada por uma aparição notável de uma cor esverdeada que se altera para o amarelo-avermelhado.
A produção desses pigmentos carotenoides envolvem genes bem específicos responsáveis, por exemplo, pela ação de cloroplastos típicos dos vegetais e surpreendentemente presente no genoma do pulgão, provavelmente por transferência lateral durante a evolução.
A síntese abundante desses carotenoides em pulgões sugere um papel fisiológico importante e desconhecido muito além de suas clássicas propriedades antioxidantes.
O artigo relata a captura de energia luminosa durante o processo metabólico por meio da foto transferência de elétrons induzida a partir de cromóforos excitados. Os potenciais de oxirredução das moléculas envolvidas neste processo seriam compatíveis com a redução do NAD + coenzima. Em, outras palavras, um sistema fotossintético – que mesmo sendo rudimentar – é capaz de utilizar esses elétrons foto-emitidos no mecanismo mitocondrial a fim de sintetizar moléculas de ATP, ou seja, fornecer energia útil para sustentar o organismo em seu ciclo vital.
Além de modificar os conceitos clássicos em nossas aulas de Biologia essa descoberta promete elucidar, entre outros enigmas da ciência moderna, a forma como a vida tem evoluído em nosso planeta.
http://hypescience.com/e-descoberta-superfamilia-de-insetos-que-realiza-fotossintese/

16 comentários:

  1. Não sabia que tinha insetos que faziam fotossíntese, agora eu sei! graça a Marilda Trefzger valeu!'-' Mauro Thesing <:D>

    ResponderExcluir
  2. Isso me trouxe um vasto conhecimento que ainda não tinha adquirido ainda bem que esse blog existe pois se tu nunca tivesse postado isso eu nunca saberia que existem insetos que fazem fotossínteses . Muito obrigado Marilda Trefzger .
    Luciano Mitouzuki MIdoguti .

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito legal ! A fotossintese é um processo não especifico de plantas e sim de varias especies, e isso é muito bom para continuar a vida no planeta pois é uma fonte energética renovavel naturalmente executada pela natureza vegetal e animal também. Irado !!!

    ResponderExcluir
  4. Incrivel, pois além dos vegetais e moluscos agora sei que existem insetos capazes de fazer fotossintese, além de que as femêas não precisam do macho para fecundarem.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante Marilda. Eles já nascem gravidas e podem parir outras fêmeas que também nasce gravida, isso é demais mesmo. Se procriam com maior facilidade. Marco Túlio Pereira Campos

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante saber que os pulgões também podem obter um jeito de realizar a fotossíntese através de pigmentos parecidos com o das plantas. E outro fato interessante é que as fêmeas ja podem nascer gravidas,nao precisando dos machos para a reprodução.
    Igor Holz

    ResponderExcluir
  7. Que diferente! As fêmeas já nascem grávidas, então esses insetos jamais serão extintos, que bom. São capazes de sintetizar os pigmentos carotenoides que são responsáveis pela regulação do sistema imunológico . E sem dúvida, a vida tem evoluído em nosso planeta, cada vez mais descobertas
    Natasha Prado

    ResponderExcluir
  8. incrivel essa materia!! as femeas tem a capacidade de nascer gravidas ja, e tambem nao precisam de machos para se reproduzir. e alem de tudo isso, elas sao capazes de realizar a elaboração de nutrientes, de maneira análoga a das plantas, por meio de um processo muito similar ao da fotossíntese. estou cada vez mais atualizado olhando diariamente o seu blog. obrigado /victor cruzetta

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal o fato de não só os vegetais conseguirem realizar a fotossíntese, mas sim alguns animais também, como esses pulgões e a lesma verde. Imaginava que só os vegetais tinham essa capacidade fotossintética. / Bárbara Gabriela

    ResponderExcluir
  10. Além de incrível mostra algo a mais para ser esperado desses animais.
    O fato de ele poder captar DNA de outros seres vivos deve estar diretamente relacionado com a função neles presente similar às das plantas. O único detalhe sobre isso que devemos prestar atenção é que eles aparentam ter algo como um "laboratório genético" interno, ou seja, eles aparentam ter um sistema capaz de modificar aquilo que já conhece, algo similar a o que o ser humano faz, porém de forma inconsiente e natural. Eu acho que esse fator de alteração genética que tal animal possui pode significar uma possibilidade de mutação capaz de "pegar catacterísticas" de outros seres vivos.
    Outra parte muito interessante que observei foi uma característica presente nele e em outros seres vivos: a partenogênese. Essa é uma habilidade que me dá 2 conclusões:
    1 - Por parte pode ser bom quando em necessidades de se ampliar a espécie quando com populações muito baixas, mas ruim quando observado que não haverá variabilidade genética.
    2 - Espero que essa moda não pegue no ser humano. Hahaha
    Gostei bastante da notícia, acho que uma das chaves para a compreenção completa da genética está no estudo desse inseto.

    -Pedro do Valle

    ResponderExcluir
  11. Interessante, eficazmente isso evoluirá uma nova espécie de transfusão de genes, como um inseto ao outro , os insetos como as baratas sao muito inteligentes e capaz de se procriar em vários tipos de ambientes!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  12. Caramba, ainda mais surpreendente do que a lesma do mar verde, tirando o fato de produzirem seus próprios nutrientes de forma inteligente e não precisarem de nada além de si próprios para a reprodução. (Gabriela Molina)

    ResponderExcluir
  13. Marildinha, que interessante em.
    A descoberta de um inseto que pode nascer grávido já e também possui, na sua constituição, um pigmento semelhante ao presente nos vegetais, que os permite realizar a fotossíntese.
    Melke Hamieh

    ResponderExcluir
  14. Fantástico! o blog é muito interessantes, molusco e agora insetos que realizam a fotossíntese, tirando o fato de que as fêmeas não precisam do macho para se reproduzir, só prova que os "machos" estão cada vez mais "inuteis" hahaha. curiosidade super legais no seu blog Marilda!

    ResponderExcluir
  15. sao capazes de captar o DNA de outros seres.. realizando partenogênese... as femeas ja nascem gravidas sem precisarem de um macho para fecunda-las...e assim sucessivamente procriando sem impedimentos.. fazem a fotossintese, conseguem se alimentar sozinhas.. sintetizam moléculas de ATP... assim gerando energia para a sobrevivencia do organismo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o descobrimento da lesma produzir fotossíntese, pensava-se que era apenas esse animal mas existem esses pulgões que produzem a fotossintese atraves de pigmentos

      Excluir