quinta-feira, 5 de março de 2015

Cápsula orgânica transforma pessoas falecidas em árvores

A ideia do “ciclo da vida” agrada muitas pessoas independentemente da fé. Em poucas palavras, é vida se transformando em vida — a morte fica em segundo plano. O projeto italiano The Capsula Mundi é uma representação perfeita desse conceito. Desenvolvido pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, o projeto consiste em uma cápsula orgânica e biodegradável que é capaz de transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore. Primeiro, o corpo do falecido é colocado dentro da cápsula e então enterrado. Depois é plantado uma árvore ou uma semente por cima para aproveitar a matéria orgânica.

Cada cliente pode escolher sua árvore favorita

O projeto é ousado e mexe em tradições seculares, por isso ainda não foi colocado em prática. A Itália tem leis restritas sobre enterros. Eu achei a solução incrível. Transformar cemitérios em lugares cheios de árvores (vida) é uma excelente maneira de resgatar boas lembranças das pessoas que se foram. A minha seria um Jacarandá - Jacaranda mimosaefolia.

2 comentários:

  1. É realmente incrível. A morte é tratada como algo muito negativo, tratá-la dessa maneira é melhor tanto para a vida que está se transformando em outra forma que não entendemos quanto para a vida presente que contempla esta transformação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore. ;)

      Excluir