domingo, 26 de julho de 2015

Fóssil de cobra com quatro patas

Fóssil de aproximadamente 120 milhões de anos e 20 centímetros de comprimento foi encontrado na Formação Crato, localizada na bacia do Araripe, no Ceará. Essa seria uma das mais antigas serpentes já encontradas, sugerindo que o grupo evoluiu a partir de ancestrais terrestres e não marinhos. Pelo tamanho e formato das patas, elas provavelmente não eram usadas para locomoção, mas para agarrar presas e até para apertar o par durante o acasalamento. O fóssil está em um museu alemão e acredita-se que é proveniente do nordeste Brasileiro. Ninguém sabe como ele foi parar na Europa, já que é ilegal exportar fósseis desde 1942. Ao analisar tanto as características genéticas quanto morfológicas da nova espécie em comparação com outras espécies de serpentes conhecidas, os pesquisadores deram pesos diferentes para cada fator em quatro análises separadas, e chegaram â conclusão de que a criatura de quatro patas era realmente um ancestral de cobras modernas. A nova espécie foi chamada de Tetrapodophis amplectus. O nome do gênero, em grego, significa "serpente de quatro patas." A parte da frente do fóssil, que parece estar completa e tem todos os ossos em suas posições originais, está enrolada, o que demonstra uma extrema flexibilidade dos membros, diz Nicholas Longrich, paleontólogo de vertebrados da Universidade de Bath, no Reino Unido e co-autor do estudo. Além dos membros minúsculos, o espécime tem um crânio do tamanho de uma unha humana, 160 vértebras da coluna vertebral, e 112 vértebras na cauda. Ela apresenta muitas características clássicas de cobra, como um focinho curto, longo crânio, corpo alongado e mandíbula flexível de engolir grandes presas. Ela também mantém a estrutura vértebras típica de cobras que permite a extrema flexibilidade necessária para contrair a presa.

8 comentários:

  1. De tal modo, nos faz pensar, como o tempo passa rápido e até quando iremos sobreviver.
    Será que para isso, tenhamos que adaptar o nosso corpo (perder alguns membros, ou até mesmos ganhar outros) ?!

    ResponderExcluir
  2. É incrível como esse fóssil pode auxiliar os cientistas a melhorarem a teoria da evolução visto que esse fóssil usava as patas para capturar alimentos e não para se locomover

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É muito útil nos depararmos com essas pesquisas, aonde podemos desfrutar de vários fatos históricos dos nossos antepassados, um bom exemplo disso foi esse fóssil encontrado, pelo fato de que dificilmente vamos reencontrar um animal neste estilo. Excelente reportagem!

    ResponderExcluir
  5. Incrível ver como podemos nos adaptar ao ambiente para sobrevivermos, mas com essa reportagem acabamos por nos perguntar até quando vamos poder evoluir, quais vão ser as consequencias de tudo que estamos fazendo com o planeta, uma extinção antecipada, até quando a tecnologia vai evoluir para nos salvar da extinção? Muito boa a reportagem!

    ResponderExcluir
  6. Indubitavelmente, essa é uma descoberta fascinante! Isso mostra quão rico é o território brasileiro. Também é muito interessante a forma com que essas cobras caçavam, visto que assemelham-se a da jiboia pela técnica de constrição. Todavia, a forma com que o fóssil foi parar na Alemanha é, no mínimo, suspeita.

    ResponderExcluir
  7. A vida é muito mais incrível do que aparenta, as vezes nos deparamos com certas facetas como essa. Sem sobra de dúvida faz pensar sobre como tudo é adaptável e como a evolução é necessária.

    ResponderExcluir
  8. Exelente publicação, essa descoberta pode ajudar a entender a evolução de algumas espécies né?

    ResponderExcluir