segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cientistas descobrem lagarto que solta pele do corpo para escapar de predadores

Cientistas alemães descobriram uma espécie de lagarto que se livra completamente da pele para fugir dos predadores. O réptil, de nome científico Geckolepis megalepis, foi batizado de lagarto-escama-de-peixe. Ele vive em Madagascar e nas vizinhas ilhas Comores, na costa sudeste da África.
Muitos lagartos podem soltar a própria cauda quando atacados, mas a nova espécie tem escamas grandes que se desprendem com facilidade ainda maior. O lagarto é especialmente adaptado à descamação. Embora muitos outros lagartos possam se livrar da pele quando agarrados com firmeza, essa espécie faz isso diante do mais leve toque. Novas escamas crescem em algumas semanas sem deixar cicatrizes, enquanto outros lagartos demoram mais para regenerá-las.
Outra característica que impressionou os cientistas é o tamanho - considerado grande - das escamas do Geckolepis megalepis. A hipótese é de que escamas maiores se soltam mais facilmente porque ocupam superfície e área de atrito também maiores. "O que é realmente impressionante é que estas escamas, que são espessas e às vezes podem ser ósseas, exigem um grande gasto de energia na sua produção", disse o chefe da pesquisa Mark Scherz, da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha. "Também impressiona a facilidade com que se soltam e regeneram rapidamente sem deixar cicatriz." A nova espécie foi observada no Parque Nacional do Tsingy, no norte de Madagascar, em atividade durante a noite, em temporadas de chuva e seca, em árvores e cavernas.

18 comentários:

  1. Eu achei bem interessante essa pesquisa, achei interessante o tamanho dele porque ele é bem menor do que os outros lagartos. Achei diferente ele tr as escamas grandes que desprendem com facilidade,e não sabia que ele descamava para fugir dos predadores.
    Gisely

    ResponderExcluir
  2. O interessante desse lagarto é a forma que ele foge dos predadores liberando completamente a sua pele. E a diferença dele e dos outros lagartos é que ele libera escamas e os lagartos normais liberam a calda para fugir e também a diferença é de tamanho ele é menor que os outros lagartos. João Arthur

    ResponderExcluir
  3. O impressionante neste lagarto é o fato dele apresentar escamas resistentes que se soltam facilmente ao toque, usando essa habilidade como um mecanismo de defesa para fugir de predadores.

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante o fato de que, diferente dos outros lagartos, ele solta toda a pele dele em legítima defesa ao toque de predadores. Apesar de estranho, é impressionante.

    Maria Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Além de achar impressionante o fato de o lagarto ter a habilidade incrível de soltar suas escamas ao simples toque, vale ressaltar que as características de fazer com que as escamas cresçam novamente em poucos dias e soltas as escamas e não a cauda são "inovações" no mundo réptil.

    Camila

    ResponderExcluir
  6. achei muito legal esse lagarto que pode soltar escama

    ResponderExcluir
  7. O q tem de mais importante é a maneira em que se defende dos predadores, soltando toda sua escama, e a maneira rápida de essa escama se regenerar. Esses cientistas tiveram muita sorte por econtrar lo, na noite, e pelo seu clima.
    Giulie

    ResponderExcluir
  8. Interessante essa descoberta só talvez não será possível descobrir qual o motivo desse lagarto ter essas características ou qual era seu predador para ter ele ter evoluido e ganhando essa nova forma de defesa

    ResponderExcluir
  9. O curioso sobre esse lagarto é que a nova especie foi observada no norte de Madagascar, em atividade durante a noite, em temporadas de chuva e seca, em árvores e cavernas.
    Porém a melhor curiosidade é que o lagarto tem a incrível habilidade de soltar a pele do corpo para escapar de predadores.

    ResponderExcluir
  10. Esse lagarto é muito interessante pois ele consegue fugir de seu predadores de uma forma muito inteligente que é soltar sua pele, é genial esse lagarto, ele pode viver em praticamente qualquer lugar.

    Luiz-9 ano A

    ResponderExcluir
  11. É realmente incrível a forma que esse lagarto pode fugir de qualquer situação de perigo! Sendo assim percebemos que ainda não descobrimos tudo neste mundo, e agora mais uma descoberta que pode mudar tudo, este provavelmente deve ser de uma espécie muito rara, com isso temos várias dúvidas, como se ele poderia viver em outros ambientes ou do que ele se alimenta ebtre outras!




    Guilherme Rainche 9 Ano A

    ResponderExcluir
  12. Esse lagarto é um lagarto diferente encontrado na ilha de Madagascar, esse lagarto até agora é o único lagarto no mundo que se descama(até a data que foi encontrado)
    Felipe 9° ano a

    ResponderExcluir
  13. Otima observação, como de uma certa forma ajuda na sobrevivencia de especie, interessante a forma de como ele deixa sua escama para trás e depois ela se regenera

    ResponderExcluir
  14. O mais interessante é que além de ele soltar sua cauda ele ainda se desescama para se proteger contra predadores e o mais legal é que esse lagarto é pequeno porém as escamas são grandes e faceis de se desprenderem
    Elvis 9A

    ResponderExcluir
  15. Me pergunto como deve ter sido difícil capturar um exemplar dessa especie sem que ocorra a perda de escamas excessiva, mas achei interessante esta descoberta principalmente sua capacidade inovadora de escapar de predadores através da descamação de sua pele
    Vitoria 9A

    ResponderExcluir
  16. lendo este texto de pesquisa descubri um bicho muito interessante e ele pode escapar de seus predadores soltando sua pele e ele é encontrado na ilha de madagascar.

    aluno:Rafael
    9 ano A

    ResponderExcluir