domingo, 28 de janeiro de 2018

Técnica com macacos deixa ciência mais próxima da clonagem humana

Chineses usam técnica que deu origem à ovelha Dolly para criar macacos. Segundo eles, o resultado abre portas para fazer cópias de seres humanos, mas o objetivo é impulsionar pesquisas na área médica. A clonagem de primatas era considerada um desafio dificílimo e os cientistas levaram décadas para desenvolver um método capaz de realizá-la com sucesso. Segundo os autores do estudo, publicado no dia 24 de janeiro de 2018, na revista Cell, esse tipo de clonagem em macacos permitirá pesquisas com populações de animais "personalizados" e geneticamente uniformes. Assim, será possível estudar uma doença genética, por exemplo, produzindo dois macacos idênticos, com uma única uma modificação no gene cuja atuação se pretende estudar. 

A ONG Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (Peta) qualificou de "espetáculo de horror" o experimento feito por uma equipe de cientistas chineses, que clonou dois primatas com o mesmo método usado para criar a ovelha Dolly em 1996.
"A clonagem é um espetáculo de horror: uma perda de vidas, tempo e dinheiro, e o sofrimento que tais experimentos causam é inimaginável", afirmou a organização.

19 comentários:

  1. Achei muito interessante essa notícia, acredito que a clonagem seja algo bom já que assim o ser humano poderia estudar as doenças que hoje ainda não tem cura, o problema é que mesmo sendo um clone a pessoa tem o mesmo direito a vida de um ser humano comum então acredito que isso precise de mais discussão antes de mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora é o Fabricio Achei que ia sair com o nome.

      Excluir
  2. Aluno: JOÃO BONAMIGO MOURA 1° ano.
    Nova Escola.

    No que tange à clonagem dos macacos, de um lado, esse é um grande avanço na área da ciência genética. Não há dúvidas que esta descoberta trará novas possibilidades para estudos na área da medicina e na própria genética. Do outro lado, ainda há muito para se discutir sobre a viabilidade moral desse método. Considerando o direito de vida dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Giovana Golegã Abdo Natário
    Série: 1°B

    Achei muito interessante, pois um lado mostra um grande avanço, tanto científico quanto tecnológico, mas por outro lado, minha visão sobre teste em animais continua crítica. Acho desnecessário o que se passa por trás da história toda para o resultado acontecer. A morte de animais e o gasto de MUITO dinheiro não tem como discutir. Não apoio essa técnica de clonagem com humanos, muito menos com animais! Acho que deveriamos nos preocupar com outras coisas, que por enquanto são prioridades. Gostei da matéria professora, abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Maria Eduarda Brito Ibrahim
    Série:1°B

    A técnica usada mostra uma grande eficiência e um grande avanço nos estudos relacionados a genética e a medicina junto com a tecnologia. O estudo poderá trazer respostas no ramo da ciência e muitas descobertas. Mas temos que levar em consideração os malefícios da tal técnica, a perda de dinheiro e mormente a perda dos animais continua sendo uma coisa insensata para se fazer, pois compromete a segurança e a vida desses seres, posteriormente podendo sofrer com as consequências dos experimentos dessa técnica.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Larissa Mey Franco Duh
    Série: 1º ano B

    Acredito que o feito é importante para a medicina, porém, não muda os mal tratos e violência que animais de laboratório sofrem. Eu nunca valorizei vida humana tanto quanto valorizo a de outros animais, me entristece muito o uso de animais para descoberta de soluções para doenças ou até para cosméticos.
    A clonagem de macacos é uma descoberta importante, mas preferiria que não fosse aplicada.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Beatriz Roa
    Série: 1º ano A


    A clonagem é um assunto que ainda divide opiniões hoje. Algumas pessoas visam o avanço da medicina e a possibilidade de conter doenças genéticas, enquanto outras se preocupam com o bem estar dos animais estudados, já que existem relatos de crueldade e negligência com os mesmos.
    Acredito que, antes de qualquer conclusão, é preciso muito estudo sobre tal assunto. E que todos sejam cientes das consequências que uma experiência sem êxito pode acarretar aos animais testados. Não podemos esquecer que estamos lidando com seres vivos, seres que sentem dor assim como nós.

    ResponderExcluir

  7. Achei bem interessante a proposta dos médicos para estudar doenças para o avanço da medicina e penso que ajudaria muito as pessoas.

    Ana Julia, 1ºB

    ResponderExcluir
  8. Aluno:Pedro Andrade 1B
    Nova escola


    A clonagem é um assunto complicado de ser discutido, pois esse avanço pode nos levar a clonagem humana no futuro próximo que seria um avanço na área da medicina onde poderíamos trocar células mortas ou com problemas, porem também existe o lado social onde a clonagem de pessoas ou animais é considerado por errado por motivos éticos.

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Melissa Okishima Duarte 1°b

    A clonagem é uma técnica muito interessante e por meio dela poderiam surgir inúmeras descobertas ao longo de seus estudos, porém é fato que isso prejudica muito os animais escolhidos para clonagem e há grandes riscos de morte para o tal, o que não é nada alegre. Não sou a favor de clonagem experimentalmente, se ao menos tivessem uma certeza de que ía dar certo, porém não há essa certeza então não sou a favor

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Lorena Sartori
    Série: 1º ano A

    A clonagem foi um marco para a medicina, e que com estudos mais aprofundados vem trazendo resultados surpreendentes. Porém para a obtenção desses resultados animais acabam sendo sacrificados e passam por um estresse muito grande dentro dos laboratórios. E isso tudo de certa forma apenas beneficiaria os humanos, tudo para reparar erros genéticos e ajudar na cura de doenças.
    Com certeza a clonagem é algo incrível, mas se os cientistas encontrassem outras formas de realizar seus testes isso si seria animador.

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Ana Clara Trouy Lima
    Série: 1° B


    A clonagem, atualmente, tem um grande papel impulsionando descobertas e pesquinas na medicina. Mas por um lado essas experiências podem fazer mal ao individuo selecionado para o estudo, podendo causar até sua morte, o que na minha opinião é um ponto negativo em relação a clonagem. Fazendo essas experiências primeiramente com animais podem aumentar as chances de acontecer com o homem, e isso no âmbito politico seria impossível existir dois ou mais individios identicos. Na minha opniao a clonagem deve acontecer porem, não machucando animais e preservando os direitos.

    ResponderExcluir
  12. Clonagem é um assunto muito sensível para se comentar,
    pois de um lado está as pessoas que defendem afirmando que isso causará avanços importantes para a ciência e do outro lado está as pessoas que acusam falando que causa um perigo para o individuo que será clonado e o clone, como a morte ou outras deformações físicas.

    Aluno:Thiago Calazan
    Série:1° ano A

    ResponderExcluir
  13. Essa descoberta de que primatas podem também ser clonados vai com certeza impulsionar os estudos da genética. Desde a ovelha Dolly vários outros animais foram clonados como: porcos, vacas, cachorros, coelhos porém com os macacos não se obtinham resultados. Inicialmente esse laboratório na China foi criado para a clonagem do gado, com a intenção de suprir as necessidades alimentícias do país. Com esse investimento da China, várias ONGs nos Estados Unidos criticaram a decisão alegando que os animais não são máquinas a nossa disposição. Realmente não é possível negar que o avanço na clonagem de primatas não ira contribuir com a medicina, pois irá, em pesquisas que normalmente são "atrasadas" por resultados diferentes em animais da mesma especie, normalmente causada pela variabilidade genética, porém realmente um processo de clonagem é muito cansativo para o animal. Para que dois macacos idênticos conseguissem ser gerados, cerca de 127 óvulos foram fecundados e falharam em serem gerados, sem contar que um clone está sujeito a uma vida menor, como a própria ovelha Dolly que viveu apenas 7 anos.

    Aluna: Júlia Umada Barbosa
    Série: 1º ano A

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A Clonagem é um assunto bem delicado de se discutir ainda, mas com os avanços tecnológicos creio que será menos doloroso e sofrido para os animais, como a ONG Peta afirma ser. Gostei bastante da notícia porque acho que esse método poderá ajudar muito as gerações seguintes. E achei interessante pois tem os dois lados da moeda. De um lado tem os chineses que afirmam ser um método bom que vai ajudar muito e do outro lado tem os defensores dos aninais dizendo que é muito sofrido pra eles passar por todos os processos da clonagem.
    Aluna: Larissa França
    Série: 1° A

    ResponderExcluir
  16. Penso que a clonagem de animais seja um assunto um tanto quanto delicado, se pensarmos apenas nos avanços para medicina essa pesquisa venha ser uma grande oportunidade para gerar conhecimento, portanto é extremamente importante pensar nos animais e reconhecer que todo ser vivo merece respeito. Deste modo acho que o método que essa pesquisa utilizará deve ser reavaliado.
    Aluna: Camila Talgatti Terra
    Ano: 1°A

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Luiza Melles Girotto
    Série: 1°B

    A clonagem é um assunto tão interessante quanto polêmico, pelo fato de trazer muitos riscos e malefícios aos animais envolvidos na experiência. Para a medicina significa um grande avanço, pois ajudará na cura de algumas doenças e na clonagem de órgãos. Também devemos levar em consideração que na área científica poderá propiciar inúmeras descobertas. Em contra partida a clonagem ainda é uma técnica com baixa eficiência, que acarreta uma série de problemas aos seres vivos da pesquisa, como tumores, baixa imunidade, envelhecimento precoce, anomalias, mortandade de fetos e outros. Todo este processo tem custos muito altos e ainda envolve muitas pesquisas para contribuir de fato com a humanidade.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir