terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

2010: Ano da Biodiversidade

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2010 é o ano da biodiversidade. No atual contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários. E o Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo. Mas precisamos agir rápido. Com a degradação ambiental várias espécies estão desaparecendo, mesmo antes de serem identificadas. Isto deixa um buraco na história de vida na Terra. Se escrevêssemos sobre as formas de vida existentes aqui, com certeza teríamos muitas páginas em branco. Tomara que as discussões sobre a biodiversidade este ano sejam marcadas pelo compromisso ético-planetário de preservar as formas de vida existentes na Terra. [In WWF]

17 comentários:

  1. ai Matildinha!!
    eh intereçante esses fatos de os seres q nao inda nen conhecermos ja estarem em extinçao!!
    apesarde ser uma coisa importante issu de salvar a bio divercidade eu nao sei como podermos te ajudar a ajudar o planeta!!
    me fale se suas espectativar ou trabanhos de menhoria do mundo q eu discutirei e te ajudarei com sertesa!!
    By:Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O grande culpado disso tudo estar acontecendo é o própio homem com sua ambiciosidade pelos bens naturais que temos hoje em dia an Terra, e eu acho que isso ainda não é o fim, muita tristeza natural ai ocorrerá durante os anos que vierem se nós não fizermos nada. E tem outra coisa: isso tudo que o ser uma esta fazendo na minha opnião não faz sentido.

    Victor Trefzger

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é muito importante alguem cuidar pois, poucos são os que cuidam de um assunto que para muitos é chato.
    É importante cuidar pois no futuro não teremos muitas espécies,mas descobriremos muitas outras.
    Ações pequenas,pois importantes ajudam o nosso planeta a sair dessa.
    2010 Vamos MUDAR

    Matheus Satyro

    ResponderExcluir
  5. Bom professora querida Marilda,a minha opinião para essa bio diversidade ja esta feita a muito tempo pelo o fato da gente não conhecer os restos de todos os animais e que isso seria muito legal.fico triste sabendo que o homem de hoje em dia não esta contribuindo para a reverte esse problema,todos sabemos que se agente não mudar isso a pouco tempo,isso vai vira uma coisa alarmante,e isso vai ficar fora do controle o humano.ENTÃO VAMOS REVERTER ESSE PROBLEMA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS !!! Te Amoo Marilda ! (L)

    /Marcelo Mazetto

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. nossa professora, que texto interessante. Quero fazer a minha parte. Temos que nos incentivar e tomarmos medidas imediatas e necessárias à defesa da perda da bio diversidade.Temos que entender que estamos inteiramente ligados a bio diversidade e
    que temos que despertar em nós mesmos a
    importância para a sua proteção.O MOMENTO DE AGIR É AGORA!

    ResponderExcluir
  8. Marilda
    É muito importante tratarmos sobre esse assunto , pois a culpa de todas essas especies estarem em extinsao é do próprio ser humano que não se preocupa com o mais bonito que a natureza nos oferece ! Se o ser humano se conscientizar ainda há tempo de mudar esta situação ! Ainda há tempo de salvarmos o pouco que ainda nos resta dessas espécies ! TEMOS QUE MUDAR E RÁPIDO , ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS !

    - Vanessa M. de Araújo Zafalon

    ResponderExcluir
  9. Bom Professora, a bio diversidade é todos os seres vivos que estão parando de existir por conta de caças e mudanças climaticas causadas por nós, isso cada vez tá se tornando pior e sem ninguêm praticamente se preocupar com isso, e se nós não se preocuparmos agora, isso vai se tornando cada vez pior e os seres vivos vão sumindo cada vez mais porque ninguêm faz a sua parte, porque se todos nós fizermos um pouco, nosso planeta não teria esses problemas. Então devemos cuidar disso agora que a tempo, porque depois quando piorar e nós querermos fazer alguma coisa, infelismente vai ser tarde demais, então a hora de mudar isso é agora!

    Ana Flávia

    ResponderExcluir
  10. E bem interessante, pois trata de problemas q vao causar concequencias graves no futuro como perda de vairios animais pois com a destruiçao das floresta nao terao onde ficar. Temos q tomar algumas atitudes e fazer nossa parte para tentar mudar.


    Marcelo Lacerda

    ResponderExcluir
  11. profªMarialda
    Esses desastres que estao acontecendo com os animais e ate mesmo com a natureza, sem duvidas é o ser humano que esta fazendo estas coisas...
    se nao agirmos rapido tudo isto pode acabar(esta acbando)se nao fizermos a nossa parte e comover a populaçao isso acabara, e nao tera provavelmente esses animais para mostrar para nossos filhos e ate mesmo netos...
    temos que tomar providencias para conseguir pelo menos colocar mais animais(que ainda nao conhecemos e que nao foram descobertos) em nossa lista de animais..
    bom prof é o que eu acho mais ou menos sobre oque esta acontecendo mais tenho esperança que tudo isto pode mudar..
    ketlyn

    ResponderExcluir
  12. Aah poucas pessoas se interessam em ajudar o planeta, e existem muitos projetos hoje em dia. Atualmente muitas das atividades humanas estão modificando os ambientes e colocando em risco a existência das muitas espécies de plantas e animais. Mas não queremos uma Terra pobre em espécies. É preciso conhecer para valorizar e querer proteger, para conservar. Para isso é preciso que comecemos muito cedo, desde pequenos, a descobrir a beleza, a importância e o valor da nossa fauna e da nossa flora, começando pelo lugar em que vivemos, pelo bairro, pelo munícípio, pelos nossos rios e pelos nossos lagos. Beeijoz Mariildinha *:

    Tata lissoni

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. (com correções)
    Como diz o texto precisamos agir rápido pois a cada ano que se passa mais espécies entram em extinção. Nesse ano devemos fazer o possível para proteger todas as espécies, as que não correm o risco de extinção também, por que se não cuidarmos delas elas também desaparecerão. Algumas pessoas acham que os animais não fariam falta mas eles completam o ambiente, sem eles não existiria a "biodiversidade".
    Enfim, o ser humano tem que adotar uma política de prevenção antes que aconteçam os males que terão de vir.

    ResponderExcluir
  15. Isso mesmo meus queridos alunos.
    Creio que a principal razão para proteger, cuidar e amar a biodiversidade é porque nós os seres humanos dependemos dela para viver ou simplesmente preservar a biodiversidade pela beleza e pelo prazer. Nosso planeta seria sem graça, se não houvesse flores e pássaros que cantam à nossa volta.

    ResponderExcluir
  16. Ah professora, acho que temos que todos nos temos que fazer essa parte, afinal dependemos da biodiversidade, e todos jovens, adultos e criancas deviam se concientizar disso, pois o que seria o mundo sem a natureza, nao exitiriamos!

    ResponderExcluir
  17. A BIODIVERSIDADE É A DIVERSIDADE DA NATUREZA...AA ESPECIE HUMANA DEPENDE DA BIODIVERCIDADE PARA SUA SOBREVIVÊCIA BIODIVERSSIDADE É UMA MEDIDA RELATIVA ENTRE DIFERENTES ECOSSISTEMAS, E SE NAO APRENDERMOS A CUIDAR E A RESPEITAR ISSO OS PRINCIPAIS PREJUDICADOS SOMOS NOIS MESMO!

    ResponderExcluir