quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Genoma do ornitorrinco confirma características de ave, réptil e mamífero.

O ornitorrinco, um animal peludo com bico de pato e dentes, patas palmípedes e cauda achatada tem características genéticas comuns aos répteis, aves e mamíferos, segundo confirma o seu genoma.
Um grupo internacional de investigadores publica hoje na revista Nature o genoma do Ornithorhynchus anatinus, descrevendo-o como "uma amálgama de características pertencentes a um reptiliano ancestral e derivadas dos mamíferos" e com alguns dos seus 52 cromossomas a corresponderem aos das aves. [In CienciaHoje]

41 comentários:

  1. Professora, através da sua matéria postada no blog me despertou uma certa curiosidade e pude me envolver mais com assunto. Pesquisei e o que me chamou mais a atenção é a fisionomia deles após o nascimento: já nascem com bico e com apenas um dente!!! Muito interessante.

    Nathália Carvalho Domingues 3° ano
    Colégio Status

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa, só prova o quão raro este animalzinho é, e o quão exuberante pode ser a Biodiversidade do nosso planeta.
    O que mais me admira é que ele conservou estas características por tanto tempo. E ao contrário do que muitos pensam, ele não é um ''mal-acabado'', e sim uma grande prova da evolução.


    Ana Flávia F. E. Ortiz - 3º ano E.M. STATUS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. po , eu achei muito legal também esse negocio de ele nasce com bico já e com um dente só, muito diferente dos outros mamíferos e reptéis, mas muito similiar ás aves, achei muito legal ele ter um pouco do aspecto de cada :)

    ResponderExcluir
  5. Legal pra caramba prof! ;D

    Por: Carlos Eduardo fialho baroni! 3º status

    ResponderExcluir
  6. Um animal bem interessante e diferente
    dos demais, desperta a curiosidade
    das pessoas, porém sofre
    'discriminação' por não ser igual aos
    outros animais na natureza!

    Anna Lívia Campestrini 3º Status

    ResponderExcluir
  7. Ao ler essa matéria, fiquei pensando o tempo que foi necessário para todas as adaptações, quais foram os motivos para ele ter bico de pato, patas e caudas, animal estranho que tem uma grande importância na biologia, por apresentar características comuns aos répteis, mamíferos e aves.

    Marjuli Morishigue, 3°ano Status

    ResponderExcluir
  8. muito legal esse animal "ornitorrinco" achei interessante por ele ter várias características diferentes como se fosse um animal "3 em 1" sokaoskaoksoaksokaoksoaksoakoskaoksoakasokoak parabéns ao nosso planeta por ser tão rico em sua Biodiversidade,(o planeta faz a sua parte,cabe a nós fazer a nossa!!!)

    Mário Sérgio t. Martins 3°ano Status

    ResponderExcluir
  9. O Ornitorrinco é um animal muito interessante, inclusive após compararem o genoma dele com os do homem, do cão, do rato, do opossum e da galinha, os investigadores descobriram que ele compartilha com estes 82% dos seus genes. Acho que ele já é um "mamífero avançado"

    Aiyami Ichiy Furrer - 3o Ano - Status

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o Ornitorrinco demonstra que a evolução é muito mais complexa do que já achavamos, e mostra que pode haver "misturas" no reino animal.
    Outra coisa legal desse bichinho, é que ele possui veneno, muito semelhante ao veneno da cobra, e só o machos possuem, por causa de um ferrão que eles tem.

    Vinicius Gonçalves 3ºano - Status

    ResponderExcluir
  11. A forma com que constroem suas tocas também é interessante, os machos constroem uma para servir de abrigo para o casal,enquanto a femea constroe outra que serve como ninho para os ovos. Sem contar que são fundas e longas.

    Hugo Rodrigues Anjos - 3ºano - Status

    ResponderExcluir
  12. O ornitorrinco apesar de ser um animal mto diferente, ele é mto legal e bunitinhooo...;D
    Adorei a postagem prof, beijoo by/Natascha Masiero 3°ano Status

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante..como uma animal pode ter tantas características de espécies diferente?? Tem 52 cromossomas que correspondem aos das aves, e aiNda o que eu achei mais incrível, ele bota e amamenta a sua cria, o macho possui até veneno de cobra.Ele, sem dúvidas é um animal único! Para mim, ainda tem muito a ser descoberto sobre ele, pois é um animal estranho, porém magnífico!
    DANIELLA DE BRAGA - 3ºANO DO ENSINO MÉDIO - STATUS

    ResponderExcluir
  14. E a cada dia que passa nós descobrimos que as diversas formas de vida encontradas no nosso planeta são muito mais ricas de informação do que nós pensávamos, um exemplo é o ornitorrinco, um animal fascinante, com características extremamente incomuns que vem desde seu nascimento.

    E como já falaram ai, ele tem outras diversas diferenças com o que conhecemos, como a forma que constroem suas tocas, a sua genética, as carácteriscas como ser um mamífero que bota ovos, etc...

    Ou seja, um animal fascinante, que nos mostra a força da evolução, e garanto que se continuarmos estudando ele, descobriremos muitas outras coisas interessantes.


    Edilson Júnior, 3º ano, Status.

    ResponderExcluir
  15. professora, gostei muito ter conhecido mais coisas sobre esse animal, e tenho certeza qe se continuarmos estudando sobre ele, iremos nos impressionar muito mais. Nunca tinha me interessado, mas agora me interessei procurei e gostei!
    ele é fascinante.

    Naiara Feijó de Souza - 3° ano - status

    ResponderExcluir
  16. a matéria sobre esse animal é muito interessante...
    é um animal bem diferente dos demais que mostra o quanto é grande a biodiversidade do nosso planeta.


    Karen dos Santos Americo - 3° ano - Status

    ResponderExcluir
  17. Professora, li e achei muito interessante falarmos sobre o ornitorrinco. É um animal no qual nunca pensei em saber mais curiosidades, mas que agora procurei mais sobre a vida deste e vi que é um mamífero muito inteligente e de extrema importância ao meio ambiente, é muito diferente e curiosa a maneira na qual ele se adaptou ao meio- ambiente. O ornitorrinco é um animal muito diferente de outros e que deve ser mais estudado, para que sejam descobertas mais curiosidades sobre sua vida e costumes. É em pequenos detalhes dos diversos animais que vemos quanto é grande a biodiversidade do planeta.

    Jéssica Vasconcelos Almeida - 3º ano - Status

    ResponderExcluir
  18. Professora, muito interessante abordarmos sobre esse animal raro e um tanto estranho. Adorei saber um pouco mais em relação à mistura fascinante dos traços e o enriquecimento que ele traz ao nosso meio ambiente.


    Micaella Lucena- 3° ano - Status

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante as características desse animal, porém um pouco fora do normal, sinceramente eu não sabia que existia um animal assim, com caracteristicas de várias espécies, gostei muito da matéria, e de entender um pouco sobre este animal.

    Anna Gabriela -3° ano- Status

    ResponderExcluir
  20. nossa prof com esse animal meio mamifero meio ave e meio reptil, mostra q em um mundo com tantos animais intintos, veio esse ornitorrinco mostando q com uma divercidade de caracteristicas consegue viver normalmente e q nd é por acaso...

    bjusssssssssss

    Mariana Oliveira - 3° ano Status

    ResponderExcluir
  21. Umas características Muito interessante muito raras de se ver.

    Renan Medeiros de Moraes Fagundes - 3° ano - Status.

    ResponderExcluir
  22. "ORNI" para mim um dos animais mais legais do mundo, não so por ter características de outros animais, pois sempre quis ter um.

    por: Emanuel Neto 3° ano Status

    ResponderExcluir
  23. Achei super interesante, contudo pesquisei mais sobre esse tipo de ornitorrinco, vi que ele nada com olhos, ouvidos e narinas fechados, guiando-se graças a receptores sensoriais em seu bico para detectar os campos elétricos emitidos por suas presas. Além disso, a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes - estes sugam o leite que sai da pele da mãe, como os marsupiais.Achei super diferente.Gostei!!!Bjiim profe...
    Joana-3ºano.Status

    ResponderExcluir
  24. Não só a pesquisa é interessante, mas como a grande evolução que a biologia passa nas últimas décadas.

    Sabemos que as aves e os mamíferos surgiram a partir de um tipo de ancestral comum, os répteis. Esse animal (ornitorrinco) pode ter sido a transição dos répteis para as 2 classes e a partir dele começou a diferenciação das aves e mamíferos. Parte dessa espécie pôde ter originado as aves, e a outra parte originado os mamíferos. Ou ainda, ele pôde ter sido a união de caracteristicas de aves e mamíferos que deu certo. Permanecendo até hoje existente entre nós.
    A biologia ainda tem muito a aprender com esse animal. Ele já está dando grandes pistas da evolução e muitas poderão aparecer com os estudos realizados não só nele, mas em outros animais que haja uma maior proximidade em relação a ele.

    Humberto Hitoshi Lima Hinoue 3º ANO STATUS

    ResponderExcluir
  25. Estéfani

    Apesar de saber algumas coisas significativas sobre o ornitorrinco,tive curiosidade sobre esse bixinho tao fofo.
    É muito interessante as misturas,se é assim que posso dizer,das classes que ele herdou durante o período no qual viveu.
    Apesar de ter muitas características dos repteis e aves,é classificado como mamífero por conter glândulas mamarias. Mas mesmo contendo essas glandulas a ornitorrinco femea nao possue mamilos, ou seja, o leite escorre acumulando nos pelos da regiao,assim os filhotes lambem esse leite, nutrindo-se.
    Assim como as aves,possue uma coacla, no qual desemboca o sistema digestivo,reprodutor e excretor.
    Resumindo,pude conhecer mais sobre um bixinho tao diferente de todos, e com tantas diferenças e misterios (:

    Estéfani Sartori 3° ano Status

    ResponderExcluir
  26. Um animal tão incrível como o ornitorrinco, deve ser adimirado, preservado,não só ele como todos os seres vivos.
    A formação deste animal que contem inumeras caracteristicas, portador de uma grande variabilidade, é maravilhosa, mostra a capacidade de um ser vivo ter condições de ser tão diferente e ao mesmo tempo ser igual aos outros.
    Ele desperta muita curiosidade, interesse, consegui retirar um pouco da minha curiosidade, só não completamente por ser um animal super complexo.


    Alissa Sandrelle de Sousa Xavier - 3ºano - CEU STATUS

    ResponderExcluir
  27. É interessante descobrir um pouco mais sobre a vida desse animal, e achei muito legal pq ele nada de olhos, fechados e usa sensores debaixo d'agua.

    José Carlos 3º Ano StatusssS.

    ResponderExcluir
  28. achei muito interessante , pois esse animal possui varias caracteristicas de especies diferentes .

    silvia sayuri yoshida 3ºano - CEU STATUS

    ResponderExcluir
  29. legal essa materia pois esse bixinho é muito esquisito e interesante né! e isso gera a curiosidade das pessos, uma diversidade em um unico animal...

    Jaqueline 3° ano

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. ' essa mistura de reptil,ave e mamifero fez com que o ornitorrinco despertasse mais atenção.Ele é mto lindinho,e engraçado.Despertou meu interesse pra mais saber sobre o ornitorrinco,muito interessante mesmo ;D

    ' Renata 3ºano CEU/Status

    ResponderExcluir
  32. Interessante , tem tbm as equídidas né prof, que tbm é um mamífero ovíparo.

    Lucas dos santos pereira CEU

    ResponderExcluir
  33. apagar 01/03/10 ♥ Marilda
    O ornitorrinco é um animal muito interessante por suas características, pricipalmente pelo fato de conter características de várias outras espécies de animais. O que mais me chama atenção é o fato de os machos, e só os machos conterem o ferrão na ponta da cauda, e de as fêmeas, mesmo sendo um mamífero, não apresentarem glândulas mamárias, mais sim excretar sobre a pele, e se acumular nos pelos para que os filhotes se alimentem. Bom, tenho certeza que, por suas características genéticas, será muito difícil de encontrar um outro animal com as mesmas características, ou que pelo menos se aproximem delas.

    Lucas G. V. Pacini 3º ano Status

    ResponderExcluir
  34. Interessantíssimo. Adorei a materia. É estranho pensar que apenas um animal possa ter diversas características, tanto de répteis, como de mamíferos e aves. Realmente um animal incrível de ser estudado!


    Bruna Semler de Almeida
    3º ano - CEU Status

    ResponderExcluir
  35. A diversidade das espécies é algo FACINANTE! quem diria, que a diversidade de três reinos distintos estaria presentes em um único animal e melhorando a sua adaptação natural.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Achei super interessante a reportagem, o que acabou por me trazer a curiosidade de saber um pouco mais sobre esta "evolução" da natureza ! Gostei de saber que o veneno que o macho possui pode ser comparado com o de uma serpente, fiquei sabendo tambem que o macho quando se sente atacado emite um som parecido com um rosnado baixo, como uma outra forma de defesa. Já a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes, eles se alimentam pelo leite que sai da pele da mãe. A mistura de todas essas características réptil, ave, mamífero chega a fascinar, pois traz muitos indicios sobre a evolução.
    Nathalia S Vianna 3º ano Status

    ResponderExcluir
  38. muito interessante e muito feio tb professora!
    Priscila lima Izidio 3º status

    ResponderExcluir
  39. muito interessante, ele é uma evolução herdando caracteristicas de reptil, ave e no caso do macho o veneno, tendo tambem uma boa adaptação natural.

    ResponderExcluir
  40. Professora achei o ornitorrinco um ser supremo, em relação aos outros, mais e pequeno e em uma selva seria presa facil, mais as caracteristicas dele ja mostra como os animais podem ficar ao longo do tempo.

    Gustavo 3º status

    ResponderExcluir
  41. Professora, desculpe o meu comentário a respeito da matéria, é que o ramo da biologia nunca me interessou.
    Mas obrigado por deixar as aulas mais atrativas (mesmo que sonolentas HAHAHA). Um beijão e muuuuuita saudade.

    Carlos Eduardo Fialho Baroni

    ResponderExcluir