segunda-feira, 22 de março de 2010

Vitaminas - Atividade para o 8º ano

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo.
Algumas podem atuar como co-fatores na ativação de reações enzimáticas, sendo muito importantes para o equilíbrio homeostático. Sua ausência acarreta deficiências irreversíveis: insuficiência cardíaca e distúrbio mental (carência de vitamina B1), distúrbios nervosos (carência de vitamina B2), raquitismo (carência de vitamina D), anemia e esterilidade (carência de vitamina E), ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea (carência de vitamina K) e problemas de visão, xeroftalmia (carência de vitamina A).
Para o bom funcionamento do corpo, prevenindo numerosas doenças, é necessário adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. Assim, a falta de vitaminas, um estado de avitaminose, pode ser prejudicial. Como também a ingestão demasiada, estado de hipervitaminose, não é recomendada. Uma alimentação variada complementa a demanda orgânica diária de vitaminas.

8 comentários:

  1. Marilda, adorei esse assunto sobre vitaminas, pois é muito importante no nosso dia a dia. Porém as vitaminas são essencias para o funcionamento do metabolismo, para evitar doênças. Esse foi meu comentário, tomara que tenha gostado. Bjss

    ResponderExcluir
  2. oi marilda, achei esse asunto sobre vitaminas muito importando para as pessoas , porque tem gente que pensa realmente que vitaminas nao fazer nenhuma diferencia no nosso organismo , mais isso nao e verdade . adorei esse assunto . espero continuar estudando sobre ele .
    beijos gabi ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá, este texto é muito interessante falando sobre as vitaminas que elas são compostos orgânicos para o funcionamento do metabolismo.
    Acho esse assunto importante para o nossa estudo

    Beijosss Raíssa ;*

    ResponderExcluir
  4. oii professora!! Achei esse texto bem interessante,e bem legal.Achei bem legal pois me deu conhecimento dessas doenças, e tem algumas vitaminas que eu nem conhecia ^^.
    Eu ja fiz a tarefa (xD) e achei bem legal!!Bjss até segunda...
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi marilda, achei o texto muito interesante, porque eu não sabia que a falta de vitamina poderia causar tantas doenças, e que o excesso das mesmas tambem poderia atrapalhar. BJSS!!

    MARIA LUIZA

    ResponderExcluir
  6. oi! assim como todos eu achei esse texto importante pois as vitaminas tem uma função fundamental para o nosso organismo,além de nos fortalecer e temos a melhor qualidade de vida,e como tudo que tem em excesso pode atrapalhar elas também podem é só isso espero que goste
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Marilda , eu achei muito interessante esse assunto , assim nós poderemos saber o que nós podemos comer para previnir as doenças e ficar saudavél
    ;*
    Giovanna Azevedo

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    o pessoal da academia norlmamente se preocupa mais em comprar suplementos como proteinas, creatinas, etc, e se esquecem das vitaminas e minerais, coisas que eu dou muita importância.
    Sempre compro minhas vitaminas nesse site aqui
    htt://www.supercorpo.com.br
    o preço é ótimo e a entrega melhor ainda, vale a pena dar uma conferida.
    Bjo a todos

    ResponderExcluir