sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cientistas "silenciam" cromossomo que causa síndrome de Down

Cientistas afirmam ter encontrado uma maneira de "silenciar" o cromossomo que provoca a síndrome de Down. Jeanne Lawrence e seus colegas da Escola Médica da Universidade de Massachusetts usaram uma enzima para introduzir um gene RNA chamado XIST em células-tronco derivadas de pessoas portadoras da síndrome. O procedimento foi feito numa cultura de células, em laboratório, e não em pessoas. O XIST "encobriu" o terceiro exemplar do cromossomo 21, cuja existência origina a síndrome de Down, fazendo com que seus genes deixassem de atuar. A existência de três cromossos 21 caracteriza síndrome, também conhecida como "trissomia do cromossomo 21". Ao comparar células com e sem o cromossomo "silenciado", os autores da pesquisa  observaram que o XIST ajudou a corrigir padrões incomuns de crescimento e diferenciação observados nas células que têm Down. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/cientistas-silenciam-gene-que-causa-sindrome-de-down.html

17 comentários:

  1. Muito interessante, porém, há um grande risco de morte se for testado em algum humano com sindrome de down

    ResponderExcluir
  2. Há também um caso curioso sobre um tigre com sindrome de down: http://www.megacurioso.com.br/animais/37106-conheca-kenny-o-primeiro-tigre-albino-com-sindrome-similar-a-de-down.htm

    ResponderExcluir
  3. Seria bacana se desse certo!mais isso curaria a sindrome 100 por centp sem ficar nenhum defeiito?? E tem um tempo especifixo para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo martins ta esse nome ai mais foi meus amigos q colocaram faz tempo e no celular é difícil muda desculpa kkk

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não farão o teste em pessoas para verificar se isso "silenciaria" mesmo o cromossomo ? E seria possível fazer da mesma forma com outras síndromes se fosse o caso de haver cromossomos a mais ? É muito interessante e mostra que a ciência está evoluindo cada vez mais ao nosso favor.

      Excluir
  5. É interessante ressaltar que esse é mais um dos muitos avanços que a medicina tem alcançado, e só pôde ser descoberto por meio de vários estudos, o que só alimenta a tese de que se um aluno não estudar o necessário será mais uma 'vítima' da perda de tempo. A medicina está atingindo limites benéficos muito altos, capazes de salvar e melhorar significamente a vida humana. Com a retirada do cromossomo gerador da síndrome de down, podemos salvar portadores de tal doença de seus variados sintomas geralmente maléficos. Só me pergunto: quem passa por esse devido tratamento perde toda a doença em si, ou parte dela?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que no futuro,cientistas e estudiosos consigam criar experiências que cure essas síndromes que afeta algumas pessoas, mas que com o tempo elas se tornam especiais,e que descubrem outras curas para as doenças em geral para que as pessoas não sofram e sejem felizes !!

    CURIOSIDADE : http://sindromedopreconceito.blogspot.com.br/2010/05/uma-pequena-curiosidade.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. achei muito interessante ter pesquisas e experiencias para previnir que uma criança nasça com sindrome de down. Espero que eles desenvolvam as experiencias para poder ser usada em humanos e que possam saber como que a sindrome se manifesta em cada parte do corpo.

    ResponderExcluir
  8. seria muito interessante se desse certo mas tem que ser testado em seres humanos para ver se não vai dar efeitos colaterais. Não há riscos de prejudicar outras células?
    MYLENA CARDOSO

    ResponderExcluir
  9. muito interessante A ciência está evoluindo cada vez mais, descobrindo características de doenças, formas de combatê-las, ajudando pessoas que possuem tanto síndrome de down quanto outras. Mas tudo isso relacionado à retirada do cromossomo de down pode causar alguma sequela? É realmente seguro o procedimento?

    ResponderExcluir
  10. Interessante pois agora mulheres que tem acima de 45 anos podem ter filhos sem ter a insegurança de seus bebes nascerem com a famosa síndrome. Bom que os cientistas acada vez mais descobrem meios que acabam doenças, síndromes e entre outros. Mas não prejudicaria outros cromossomos?

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante,mas se aplicada em humanos,teriam de ser aplicadas em fetos, o que hoje em dia não é permitido,porém mais pra frente seria ótimo se tudo desse certo.

    ResponderExcluir
  12. Seria muito bom se isso realmente desse certo! Pois ainda não foi aplicado nas pessoas que possuem a síndrome. Só que ao mesmo tempo que isso ajudaria muitas pessoas, essa síndrome não e silenciada por muito tempo então pode ocorrer um serie de problemas quando esse 'antibiótico' parar de funcionar! Seria muito bom que isso acontecesse, muitas mulheres mais velhas na hora de pensarem em ter seus filhos não iram se preocupar se ele poderá nascer com algum 'problema' ou algum tipo de síndrome.. E eles também precisam tomar cuidado com os efeitos colaterais que muitas vezes podem ser ruins. Mais tomara que isso realmente funcione, ajudaria muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  13. Muito importante a evolução da ciência, nesse caso a descoberta dos cientistas tem grande importância para as pessoas que possuem a síndrome, havendo a possibilidade da cura dessa doença e evitando que outras crianças nasçam com a síndrome. Mas quando for testado em pessoas não terá riscos?
    Letícia Hidalgo

    ResponderExcluir
  14. O próximo passo a se fazer, além de implantar e aperfeiçoar o desenvolvimento do XIST no organismo, é criar um método de distribuição do "antídoto" em massa, assim criando um tratamento não para prevenção, e sim para eliminação da síndrome. É bom ressaltar de que o que eles estão fazendo vão melhorar o bem estar mental dessas pessoas, e também o bem estar social deles e das pessoas que tem algum laço com eles, seja familiar ou de amizade. E antes de mais nada, a sociedade precisa de parar de tratá-los como tratam, eles não são diferentes, eles são humanos... como nós, não é só por causa de uma doença genética que merecem ser subestimados ou até mesmo humilhados. É ótimo quando a tecnologia é usada para fazer os humanos sobreviverem e não para dizimá-los!

    ResponderExcluir
  15. JOSÉ: E IMPORTANTE PARA OS PAIS QUE TEM UMA CRIANÇA PORTADORA COM SINDROME DE DOWN, SABER QUE EXISTE UMA CURA PARA O SEU FILHO,PARA QUE ELES SEJAM ACEITOS SEM DISCRIMINAÇÃO NO MUNDO.

    ResponderExcluir