quarta-feira, 24 de julho de 2013

VEGETAIS INTELIGENTES!

Sempre fui apaixonada pela Botânica e pelo nosso Cerrado. E estou aqui para mostrar que alguns cientistas dizem que as plantas podem ter inteligência. Eu sempre acreditei nisso! Fantástico!
Os vegetais são capazes de analisar o ambiente, aprender com os erros, memorizar informações e tomar decisões para garantir a sobrevivência – por que então não considerá-los inteligentes? É o que tem se perguntado um grupo cada vez maior de cientistas. Para eles, a inteligência é uma propriedade das células, uma consequência das conexões entre as várias partes de cada planta. “Só nos animais mais evoluídos a inteligência se concentra no cérebro. Nos vegetais, ela está espalhada em todos os tecidos”, diz o bioquímico Antony Trewavas, da Universidade de Edinburgo, Escócia, um dos maiores defensores da idéia. Leia mais.

30 comentários:

  1. Achei interessante, pois os vegetais se adaptam ao ambiente, adequando seu ``metabolismo´´ ao meio, informações que muitos nao sabiam assim como eu. Miguel A.

    ResponderExcluir
  2. É uma matéria até considerada estranha.
    Os seres humanos são considerados o atual topo da escala evolutiva por ser a única espécie do mundo capaz de raciocínio, mas diferente de nós, outros animais apresentam algo ainda melhor: inteligencia!
    As plantas parecem que estão nessa categoria também, afinal elas são capazes de se adaptarem ao meio onde vivem e modificarem suas funções caso necessário. O engraçado disso tudo é que, como dito na matéria, essa inteligencia toda não se concentra no cérebro, mas sim se espalha por todas as células do corpo, capazes de trabalharem juntas sem ter algo como o ser humano e todos os outros animais têm: um "centro de comando" denominado de cérebro.
    O fato de ter sua inteligencia descentralizada, diferente dos outros seres, ajuda com que as plantas não tenham a necessidade de manter cada pedaço dela intacto. Por exemplo: se um ser humano perder qualquer órgão de seu corpo, ele ficará lesado de alguma forma. Já as plantas podem perder folhas e até mesmo galhos sem serem afetadas no geral, ou seja, seu corpo continua a trabalhar de maneira inteligente e fazendo coisas das quais nem mesmo os "grandes e poderosos seres humanos" conseguem fazer, como produzir seu próprio alimento utilizando apenas de água, luz e sais minerais.
    - Pedro do Valle

    ResponderExcluir
  3. muito interessante, nao sabia que os vegetais tinham essa capacidade:são capazes de analisar o ambiente, aprender com os erros, memorizar informações e tomar decisões para garantir a sobrevivência. Bacana!! ta ai mais um motivo para sermos mais cuidadosos com eles.

    ResponderExcluir
  4. Que legal! É muito inusitado imaginar que um planta consegue por si só reconhecer o que tem ao seu redor, ou que até mesmo tenha memória! Provavelmente existem vegetais mais inteligentes que muita gente por aí! Hahahahaha. Já havia mesmo ouvido falar do Podofilo, e como ele planejava a forma de se reproduzir, e o texto da Superinteressante esclareceu muito das dúvidas que poderiam surgir. De fato, é uma espécie que faz realmente jus a inteligência que é citada no mesmo.
    (Gabriela Molina)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante , essa descoberta deu um grande arremate a ciencia atual , além do ser humano
      ser racional , agora até os vegetais sao uma avanço evolucional , isso ajudará muito na ciencia hoje em dia!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Acho que todo ser vivo tem pelo menos um pouco de QI pois estes sempre tem de se adatar ao ambiente para sobreviver,algo que pode ser voluntário ou involuntário,mas o mais signifante é o voluntário pois esse salva o ser já o involuntário salva a espécie,entao é importante notar que qualquer ser tem pelo menos um pouco de QI sendo esse perceptível ou nao

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se elas se adaptam ao um local para sobreviverem, elas tem um certo tipo de inteligencia sim. Além de interessante achei curioso, por todos saberem que elas se adaptam realmente, mas não pensarem pelo lado 'inteligente' da coisa. /Raffael Duarte

    ResponderExcluir
  7. muito interessante
    era de se desconfiar dessa inteligencia dos vegetais
    pois além de absorverem nutrientes do solo realizam um grande processo interno, que também é muito interessante
    abraços marildinha
    Gabriel Neckel

    ResponderExcluir
  8. extremamente interessante marildinha, pois elas se adaptam a seus ambientes. as plantas podem ser mais inteligentes do que parecem.elas não têm cérebro como os animais, mas desempenham funções semelhantes às cerebrais... Renata Bastos.

    ResponderExcluir
  9. Recordo-me da nossa conversa sobre isso, eu não fazia ideia de que os vegetais tinham essa capacidade! Fiquei surpresa quando me disse isso... Depois que soube disso, descobri que não sabemos mesmo de nada! Imaginamos algo e a natureza nos revela o extremo deste! Espero por mais novidades! Beijos Marildinha!

    ResponderExcluir
  10. Após saber que as plantas se movimentam, saber que elas têm um raciocínio para executar esses movimentos, é ainda mais incrível pois diferente do ser humano, elas produzem o próprio alimento e não precisam causar problemas como o homem causa. A natureza é incrível!

    ResponderExcluir
  11. E incrível saber que as plantas tem um raciocínio logico para a sua sobrevivência, e a adaptar qualquer tipo de clima.

    ResponderExcluir
  12. Faz todo sentido, o vegetal necessita de uma certa "inteligência" para conseguir viver e se desenvolver.

    Willian Melo

    ResponderExcluir
  13. E uma coisa muito cativante saber q "plantas" conseguem desenvolver uma certa inteligencia para conseguir viver em determinados lugares . Ou seja , a plantas dominaram o mundo e irão fazer de nos humanos escravos . Hu3
    $Luciano Mitouzuki$

    ResponderExcluir
  14. caramba q massa,as plantas conseguem ate analisar o ambiente q fo..

    ResponderExcluir
  15. Como todo ser vivo já era de se espera uma inteligencia dos vegetais e isso foi uma forma de se adaptar a seu ambiente e de sobreviver. Muito massa a postagem Marildinha linda :P

    ResponderExcluir
  16. Jah que as plantas podem analisar o ambiente e aprender com os erros com certeza elas são inteligentes '-'...

    ResponderExcluir
  17. Uauuuu, muito fera isso.. com certeza sim todas as plantas tem essa capacidade, bem interessante mesmo Marildinha.
    Nathálya Rufino ★

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Muito massa a experiência que fizeram com as árvores jovens... Realmente esses vegetais são muito inteligentes, pois aprenderam a prever quando haveria água e sincronizaram seu crescimento com a presença dela = )

    Jaqueline Castro

    ResponderExcluir
  20. Achei muito interessante, principalmente a parte que fala sobre o planejamento que as plantas fazem, em que elas calculam a quantidade de recursos que terão no futuro.
    Lucas de Lima 1º ano.

    ResponderExcluir
  21. Demais isso , sempre vi minha avó conversando com as plantas dela e achava loucura , agora eu entendo , as plantas sentem , curioso e incrivel isso , materia nota 10 Marildinha , bj ♡ luana quintana

    ResponderExcluir
  22. Muito legal saber que as plantas podem tomar decisões que até os humanos podem ter, gostei mais da parte que fala que elas podem aprender com os erros, isso mostra que as plantas tem realmente um pouco de inteligencia,isso é realmente muito interessante, matéria muito legal marildinha ^^

    ResponderExcluir
  23. Achei interessante essa reportagem,pois não sabia que as plantas eram inteligentes ao ponto de se programar para crescer sabendo a época em que irão receber a água.E para isso elas usam a memória.

    ResponderExcluir
  24. Achei legal Marildinha aquela trepadeira que não faz a fotossíntese e precisa se enrolar em outras plantas para obter os nutrientes, e o mais interessante é que ela mesma calcula os gastos e ganhos de energia !

    ResponderExcluir
  25. Para esses vegetais conseguirem calcular a quantidade de recursos que terão no futuro e conseguirem aproveitar eles ao máximo essas plantas tem que ser muito inteligentes mesmo rsrs
    Leniza

    ResponderExcluir
  26. Nossa marildão, super interessante, sinceramente acho que os vegetais inteligente estão evoluindo junto com a gente, e surpreendendo nossas expectativas sobre esses pequenas criaturinhas da natureza, parabéns pela postagem, interessante msm

    ResponderExcluir
  27. Antes de começar a ler eu estava discordando muito com a questão de q os vegetais poderiam ser inteligentes, mas quando li percebi q nao é bem assim, eles se adaptam aos elementos a sua volta e isso é extremamente foda, imagina se nos seres humanos tbm fossemos assim, poderíamos viver em qualquer lugar do universo.
    Fellipe Porto

    ResponderExcluir